Animação / Curta-metragem / AL, BA e RJ, Brasil / 2021

Documentário / Longa-Metragem / SP, Brasil / 2023

Idioma: Português 

Duração: 96’

Classificação Indicativa: Livre

O documentário celebra a vida do Jovem poeta preto periférico Daniel Marques, que além de artista e ator, era ativista cultural. Em 2017, infelizmente Daniel se suicidou, permanecendo questionamentos sobre a saúde mental da juventude negra e elaborando-se o luto que não só abarca a morte de Daniel, mas também todo um sistema de exclusão racial que nos adoece.

Direção: Renato Candido

Renato Candido é cineasta negro formado em 2007 no bacharelado em Audiovisual pela ECA/USP. Desde 2011, Renato Candido é mestre em Ciências da Comunicação e em 2022 formou-se doutor em Meios e Processos Audiovisuais sempre pela mesma instituição. No Mestrado, Renato desenvolveu um roteiro de série ficcional focado na representação da mulher negra em nossa sociedade e em nosso audiovisual. Atualmente este trabalho se encontra em processo de pós-produção através de editais de curta e da Lei Aldir Blanc. No doutorado, Renato Candido analisou a atualidade e o processo histórico de como o racismo atravessa as políticas públicas de financiamento audiovisual e como se dá a importância de implementação de políticas de ações afirmativas para afro-brasileiros no audiovisual brasileiro.

Elenco: Severina Marques, Jô Freitas, Rafael Araujo, Aloysio Letra, Yunei Rosa, Juliana Jesus, Thaís Chocolate, Pedro Peu, Thayla Fernandes

Roteiro e Direção: Renato Candido

Produção: Pamela Aleixo e Lico Cardoso

Som direto e Desenho de Som: Pamela Aleixo e Lico Cardoso

Direção de Fotografia: Nuna Nunes

Montagem: Eric Christani, Lais Lima (Tangerina) e Edilene Cardoso

2022: 15° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe (RJ)