“Ewé de Osányìn: O segredo das Folhas” concorre em primeiro turno ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023. A animação, que conta a saga de um menino com o corpo tomado por folhas, é dirigida por Pâmela Peregrino que faz parte da nova geração de realizadoras negras do cinema brasileiro. A obra, inspirada no livro “Òsányìn: Os segredos e Mistérios das Folhas Sagradas”, de Alzení Tomáz, já passou por mais de 60 festivais e recebeu 18 prêmios.
Distribuído pela Borboletas Filmes, “Ewé de Osányìn: O segredo das Folhas” está entre as 18 produções indicadas para esta etapa da 22ª edição do Grande Prêmio, como Melhor Curta-metragem Animação. Serão finalistas os cinco concorrentes mais votados na categoria.
As obras cinematográficas e audiovisuais concorrentes serão apreciadas e votadas exclusivamente pelos membros do Conselho Acadêmico da Academia Brasileiro de Cinema (ABC), à exceção, no primeiro turno, para os curtas-metragens, que são pré-selecionado por instituições e associações profissionais conveniadas à ABC. As obras e nomes vencedores em todas as categorias serão divulgados somente na cerimônia de premiação, a ser realizada em data e local decididos pelo Conselho Deliberativo da Associação, e transmitida na íntegra pelo Canal Brasil.
Grande Otelo
A cobiçada estatueta desenhada por Ziraldo homenageia Grande Otelo (1915-1993) um dos maiores atores da história do cinema e ícone da presença negra no cinema nacional, com mais de 90 filmes. Entre eles, clássicos como as Chanchadas (décadas de 40 e 50), Macunaíma, O Assalto ao Trem Pagador. Grande Otelo, foi pioneiro e desbravador. Foi o primeiro artista negro a ocupar espaço de destaque no cinema e na televisão brasileira.
“Ewé de Osányìn: O segredo das Folhas” conta com grandes possibilidades de estar no segundo turno do evento bem como de ser agraciado com a estatueta.
FICHA TÉCNICA
Direção: Pâmela Peregrino
Direção Musical: Maroon
Roteiro: Pâmela Peregrino – baseado no livro “Òsányìn: Os segredos e Mistérios das Folhas Sagradas” de Alzení Tomáz, 2019
Produção: Alzení Tomáz, Sílvia Janayna Ilébomim e Pâmela Peregrino
Direção de Arte: Pâmela Peregrino
Montagem: Anderson Barros
Som Direto: Anderson Barros e Maroon
Desenho de Som: Anderson Barros
Animação de bonecos: Pâmela Peregrino e Maroon
Distribuição:
Borboletas Filmes
Realização:
ÌTÀN – Cinema Negro de Animação
Coletivo Ekàn – Abassá da Deusa Òsùn de Idjemim