logo-borboletas-preto

Produção celebra a vida do artista e questiona os efeitos da exclusão racial

            O longa-metragem “Diga o que quiser! eu vou ser feliz à beça!”, dirigido por Renato Candido, entra em cartaz a partir do dia 4 de maio no Circuito SPCine, a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil e uma das mais importantes da América Latina.

          O documentário, produzido em 2023, celebra a vida do jovem poeta, ativista, preto e periférico Daniel Marques, que se suicidou em 2017, e traz questionamentos sobre a saúde mental da juventude negra. É uma leitura de todo um sistema de exclusão racial e os efeitos nefastos na saúde desta população.

           O filme é distribuído pela Borboletas Filmes, que faz sua estreia em um circuito comercial. “Estamos extremamente empolgades com essa conquista, ao lado de Renato Candido  e todos os agentes envolvidos na produção da obra”, revela a CEO da empresa, cineasta Camila de Moraes.

          A produção, de 2023, terá sessões a partir do dia 4 de maio, de terça a domingo, sempre às 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (R. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP).

Sinopse: O documentário celebra a vida do Jovem poeta preto periférico Daniel Marques que, além de artista e ator, era ativista cultural. Em 2017, a sua morte trouxe à tona questionamentos sobre a saúde mental da juventude negra e a elaboração do luto que não só abarca a morte de Daniel, mas também todo um sistema de exclusão racial que tem resultado em adoecimento desta população.

Sobre Renato Candido: Cineasta negro formado em 2007 no bacharelado em Audiovisual pela ECA/USP. Em 2011 concluiu mestrado em Ciências da Comunicação e, em 2022, formou-se doutor em Meios e Processos Audiovisuais. Ao longo de sua carreira acadêmica desenvolveu trabalhos que abordam assuntos relacionados à representação e à importância da presença de pessoas negras no audiovisual.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Renato Candido

Produção: Pamela Aleixo e Lico Cardoso

Som direto e Desenho de Som: Pamela Aleixo e Lico Cardoso

Direção de Fotografia: Nuna Nunes

Montagem: Eric Christani, Lais Lima (Tangerina) e Edilene Cardoso

Elenco: Severina Marques, Jô Freitas, Rafael Araujo, Aloysio Letra, Yunei Rosa, Juliana Jesus, Thaís Chocolate, Pedro Peu, Thayla Fernandes

Produtora: Dandara Produções

Distribuição: Borboletas Filmes