logo-borboletas-preto

O longa será exibido sábado, dia 23, na Mostra Panorâmica

           O longa-metragem documental “Crônicas de Uma Jovem Família Preta!”, do diretor carioca Davidson D. Candanda, será exibido sábado, dia 23/03, às 19h, na sala 3 do Estação Net Botafogo, na Mostra Panorâmica do Festival Visões Periféricas. O filme trata da relação do casal preto Hellena e Lucas e o filho Dom. A mãe é dançarina e trancista. O pai trabalha como barman. Mesmo com poucos recursos, o casal decide comemorar com uma festa o segundo aniversário de Dom.

 

            “É muito importante participar de um festival como o Visões Periféricas, que é uma janela de exibição para os olhares e filmes vindos das periferias brasileiras. Também estamos muitos felizes pela oportunidade de exibir o nosso filme aqui no Rio de Janeiro, em nossa cidade, para a nossa família, amigos e para o público em geral”, destaca Candanda. Para o diretor, “uma família preta deve ser um lugar de reexistência e “Crônicas…” é um filme sobre a celebração da vida de nossas crianças pretas”, diz.

 

            Já o casal protagonista do documentário acredita que a obra de Candanda pode impactar o futuro do pequeno Dom. “Tenho certeza que surgirão questionamentos sobre diversos assuntos pessoais na vida do Dominic. O filme estará ali pronto, com algumas respostas”, diz Hellena Claudia. O pai, Lucas Luigi, acredita que “vai ser bom pra ele saber que nunca estará sozinho”.

 

             A carreira internacional do “Crônicas de Uma Jovem Família Preta!” começa em abril com a seleção para o 63º Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias. Neste mês de março, o filme teve exibição no XIX Panorama Coisa de Cinema, em Salvador (BA). Com estreia no 16º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), em outubro de 2023, e participação na Mostra Paralela Outros Olhares, da 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em dezembro de 23, “Crônicas…” é o segundo longa-metragem de Davidson D. Candanda, que também dirigiu o documentário “A Pedra” (2019). Graduado em jornalismo, produção audiovisual e com mestrado em Relações Étnico-Raciais dirigiu ainda “Dias de Quarentena” (2020) e co-dirigiu o documentário “REexistências histórias de vida e resistência na Baixada Fluminense” (2018).

 

Filme: “Crônicas de Uma Jovem Família Preta!”

Direção: Davidson D. Candanda

Onde: Estação Net Botafogo – Sala 3

Quando: Sábado – 23/03

Hora: 19h